Diferente de muitas indústrias, a indústria mineral, devido a sua própria natureza, opera em ambientes extremamente difíceis e remotos. Acrescentam-se a essas características, os grandes desafios deste segmento: enorme variabilidade nos preços das commodities, enormes exigências para preservação do meio-ambiente, extração de minérios com baixos teores e logísticas cada vez mais complexas para a entrega dos produtos em seus clientes.
Frente a estes desafios, a automação desempenha papel preponderante, buscando oferecer uma maior integração da planta, responder rapidamente ao ambiente de alta variabilidade dos negócios, reduzir os custos, aumentar a produtividade e melhorar a disciplina operacional, tirando os trabalhadores de situações de risco. A automação se tornou um pilar no negócio mineral, pois possibilita reduzir e gerenciar melhor as incertezas e extrair ganhos relevantes de segurança e produtividade necessários ao sucesso do negócio.
A Indústria 4.0 trouxe a necessidade de adotar soluções de automação altamente cognitivas e autônomas. A inteligência artificial (IA), a robótica avançada e a tecnologia de sensores inteligentes têm o potencial de ampliar ainda mais a autonomia e acelerar a flexibilização e a independência dos processos produtivos e operacionais.
Podemos destacar algumas tecnologias que serão preponderantes na onda de transformação digital que a indústria mineral pode se beneficiar.
Produção de Dados, capacidade computacional e conectividade: a incorporação de sistemas computacionais e redes de alto desempenho e um grande número de sensores espalhados integrando as plantas geram grandes volumes de dados para análise, que por sua vez podem ser transformados em informações e assim obter uma imagem mais precisa e consistente da realidade para a tomada de decisões.
Data Analytics: técnicas de Inteligência Artificial, incluindo Machine Learning, por exemplo, possibilitam um novo “olhar” do processo de produção mineral. Tarefas complexas, tais como: modelagem geológica, otimização de processos de beneficiamento, programação diária e manutenção preditiva, serão cada vez mais aplicadas no domínio de algoritmos inteligentes e de otimização.
Simulador Virtual – Digital Twin: na sua forma mais simples, um gêmeo digital é um simulador virtual de operações, ou seja, uma “cópia carbono” do mundo físico no mundo digital, onde o se pode manipular um grande número de variáveis por um determinado período de tempo, verificando, assim, como as mudanças afetarão os processos. As simulações que utilizem a tecnologia Digital Twin, podem criar representações digitais da produção em todo seu ciclo permitindo explorar opções dinâmicas, avaliar perdas e ganhos para acelerar ou automatizar decisões.
Wereables: a tecnologia “Wearables” estabeleceu seu espaço no ambiente doméstico e da mesma forma chega à área mineral buscando criar um ambiente de trabalho mais seguro e com maior produtividade. Podemos destacar o uso em sistemas de controle de acesso e rastreabilidade, manutenção e inspeção de ativos, detecção de fadigas e sistemas anti-colisão.
Predição de falhas: ao substituir a estratégia tradicional – baseada em tempo por técnicas com caráter proativo – ajuda a reduzir gastos de manutenção e evitar interrupções que podem custar milhões. Podemos atualmente utilizar algoritmos inteligentes com dados de manutenção e histórico de falhas da planta, e permitir que o algoritmo detecte padrões e sinais nos dados que se correlacionam com falhas. Ao detectar novamente esses padrões no futuro, o algoritmo irá prever com uma maior probabilidade a ocorrência da falha e dará um aviso antecipado (early Warning).
Operação Autônoma: na mineração, o uso de equipamentos telecomandados e autônomos está se tornando crescente nas minas para atividades de transporte, perfuração e também em máquinas de pátios de minérios (“Stacker e Reclaimer”), pois permite diminuir a sobrecarga, aumentar a durabilidade de componentes, otimizar o uso de combustível, diminuir a variabilidade na operação, maior produtividade, diminuir riscos de acidentes e melhorar o planejamento da produção.
A TSA, por meio de seu corpo técnico experiente, está capacitada a ser seu parceiro na caminhada da transformação digital, oferecendo o apoio necessário desde a etapa de consultoria até a implantação para que se colha todos os benefícios dessas tecnologias. Entre em contato.