O monitoramento online é o processo de coletar, periodicamente, de forma automática e remota, parâmetros das máquinas em geral (temperatura, vibração, ruído, lubrificação, corrente, tensão etc.) buscando identificar anomalias significativas em sua condição e que geralmente indicam falhas no funcionamento.
O monitoramento online se baseia em recursos de tecnologia e técnica modernas. Por meio dele, é possível obter informações de qualidade, em quantidade e no tempo adequado para direcionar ações corretivas para componentes, módulos e peças que realmente necessitam de atenção nas máquinas.
É um recurso importante na implementação da manutenção preditiva. Assim, é possível planejar ações e procedimentos para evitar que falhas evoluam e gerem consequências graves, como perdas de produção e/ou do ativo ou mesmo risco a segurança das pessoas.
Dificuldades enfrentadas utilizando a coleta manual de dados
As plantas que ainda não dispõem de sistemas de monitoramento online, necessitam da coleta manual de dados, o que exige a necessidade de se levantar manualmente dados em campo que serão posteriormente conferidos, analisados e deles extraídas informações que vão direcionar as ações de manutenção. É um processo trabalhoso e gera várias dificuldades:
Desperdício de mão de obra e materiais
A falta ou a insuficiência de informação atualizada normalmente gera muito trabalho, pois em muitos casos exigem paradas com desmontagens e montagens. Isso pode causar danos prematuros aos equipamentos, além de um grande desperdício de recursos humanos e materiais.
Ocorrência de Falhas com frequência
A coleta manual nem sempre ocorre de forma eficaz e as anormalidades podem não ser detectadas e eliminadas a tempo, de modo que a falha volta a ocorrer com uma maior frequência.
Risco a segurança
As inspeções ou coleta manuais de dados permitem levantar a condição do equipamento apenas no momento da inspeção, mas não pode estabelecer a tendência de desenvolvimento da condição que pode levar a falha. Muitas vezes, é difícil identificar a falha a tempo de mitigar suas consequências, levando à ocorrência de incidentes sérios de segurança aos ativos e as pessoas.
Baixa Eficiência
A coleta manual de dados dos equipamentos não é o mais adequado, pois os dados não são obtidos de forma oportuna (ou seja, online) e na maioria das vezes não são consolidados e centralizados, dificultando assim avaliar a condição real do equipamento.
A importância do monitoramento online na Manutenção Preditiva
A manutenção baseada em condição, também denominada CBM – Condition Based Maintenance, é uma abordagem eficiente que buscar prever o que falhará no futuro, monitorando a condição atual de diversos parâmetros do equipamento.
Os sistemas de monitoramento online tornam-se essenciais na estratégia de manutenção preditiva ao permitir uma visibilidade ampliada da condição do ativo, fornecendo dados e informações em quantidade, qualidade e precisão em uma etapa bastante preliminar, o que possibilita um melhor planejamento e a correta tomada de decisão.
É sempre bom lembrar que as falhas podem gerar altos custos e são críticas para qualquer linha de produção, especialmente quando ocorrem de forma inesperada. Antecipar e entender a evolução de eventuais problemas, monitorando e analisando sua evolução, significa que paradas dispendiosas podem ser facilmente evitadas.
Tipos de ativos adequados ao monitoramento online
Uma planta é composta de vários tipos de máquinas com propósito e importância diferentes dentro do ciclo de produção, por isso é importante entender a considerar vários aspectos na definição dos ativos a serem monitorados:
- Ativos de alto valor – Máquinas mais complexas e sofisticadas que consomem muito tempo e dinheiro no reparo ou troca de componentes.
- Ativos problemáticos – Máquinas que operam em condição normal, mas que apresentam assinaturas de falhas com elevada frequência. Para casos em que o reparo exige uma paralisação na produção, mas a equipe de operação necessita manter o ativo operando até a próxima parada, se possível.
- Ativos críticos – Máquinas cuja falha pode interromper a produção. Mesmo um motor que possui um valor relativamente baixo pode ser um ativo crítico se sua falha impedir a operação de uma linha inteira de produção.
- Ativos de difícil acesso – Máquinas ou componentes difíceis acessar ou que oferecem risco para inspeções ou manutenções rotineiras. O monitoramento online possibilita rastrear a integridade dos componentes sem colocar a equipe de manutenção em risco.
Principais benefícios do Monitoramento Online
Como pode ser verificado, qualquer planta industrial é candidata ao uso de tecnologias de monitoramento online pois proporcionam vários benefícios:
- Retirada de trabalhadores de locais agressivos
- Coleta remota de dados em máquinas espalhadas em grandes áreas
- Maior precisão e rapidez na coleta de dados.
- Maior quantidade e qualidade de dados para tomada de decisão.
- Menores custos devido menor frequência de reparo ou substituição;
- Menor tempo de parada de equipamentos, impactando menos na produção;
- Intervalos mais otimizados entre manutenções;
- Maior e melhor integração com sistemas de gestão na planta.
A TSA distribui no Brasil algumas soluções modernas de monitoramento online que podem gerar vários diferenciais nas rotinas de manutenção de uma planta industrial, entre em contato e venha conhecer!