O “Fórum de Conhecimento” promovido pela TSA tem a missão de tornar o conhecimento um bem comum a todos os integrantes de seu time, trazendo novas ferramentas e tecnologias desenvolvidas por sua própria equipe.
Nesta edição, foi apresentado o projeto Draga Autônoma. A TSA já possui amplo know how na modernização de equipamentos convencionais, transformando-os em equipamentos autônomos, como Máquinas de Pátio (Empilhadeiras e Retomadoras de minério) e Caminhões Fora de Estrada. Esta modernização é muito importante para o mercado mundial, pois permitirá o aumento de décadas na vida útil dos equipamentos. A otimização destes recursos é fundamental, pois com um investimento consideravelmente pequeno frente ao custo de um equipamento novo, é possível converter cada vez mais equipamentos convencionais em equipamentos autônomos.
O equipamento objeto deste projeto é uma draga convencional instalada em uma barragem de rejeitos minerais. Atualmente esta draga opera com duas pessoas embarcadas e não possui instrumentação digital , sendo sua operação baseada na expertise dos operadores e na observação de instrumentos mecânicos, como manômetros de Bourdom, para monitorar as condições de operação do equipamento. O principal objetivo deste projeto é a retirada das pessoas presentes na área de risco que uma barragem de rejeitos apresenta, permitindo que os operadores sejam transferidos para uma sala de controle instalada em local fora da área de mancha da barragem. Como objetivos secundários, este projeto visa melhorar a eficiência da draga e seu tempo de disponibilidade.
No desenvolvimento estão sendo considerados todos os fatores para que a Draga possua condições de operar através de comando remoto e também de forma autônoma, tomando decisões precisas através de sistemas de inteligência artificial desenvolvidos pela TSA.
Com a modernização da Draga será possível que ela opere de forma autônoma recebendo do Centro de Controle de Operações – CCO o levantamento batimétrico da barragem, realizado por um equipamento auxiliar também autônomo, elaborando assim o plano de dragagem. Durante o processo de dragagem, todo o controle do equipamento como navegação, posicionamento, acionamento de bombas e posição de lança, serão realizados de forma autônoma baseados em leituras de instrumentos a serem instalados na draga.
A solução de instrumentação a ser instalada para subsidiar a operação autônoma é composta dos mais modernos sensores, dos mais diversos tipos, como sistema de GPS RTK, Scanners Laser 3D, Radares, Sonares, e instrumentação de predição.
Agradecemos ao Alan Bramusse pela excelente contribuição!